Fauna e Flora da Madeira
Fauna
Fauna e Flora
Fauna
De entre o limitado número de espécies de avifauna que podem ser observadas na fauna da Madeira, com uma elevada taxa de endemismos, há algumas que merecem destaque. É o caso do pombo-trocaz (Columba trocaz), do bis-bis (Regulus madeirenses) ou do tentilhão (Fringilla coleeis madeirensis), animais simbólicos da floresta Laurissilva.
Já no Maciço Montanhoso, salienta-se a freira-da-madeira (Pterodroma madeira), espécie severamente ameaçada. Por sua vez, o leque de aves marinhas que nidificam neste território insular é, também, bastante extenso.
Por fim, importa destacar a enorme diversidade de invertebrados terrestres pertencentes à fauna da Madeira, bem como a sua fulgurante biodiversidade marinha.



Flora
Fauna e Flora
Flora
A localização geográfica, o clima subtropical e a orografia acidentada madeirense possibilitam a existência de uma grande diversidade de habitats e, consequentemente, de uma elevada riqueza.
Na floresta Laurissilva, ex-líbris da flora da Madeira, destacam-se as árvores de grande porte, como o til (Ocotea foetens) ou o loureiro (Laurus novocanariensis), mas também a abundância de arbustos, fetos, musgos, líquenes e outras plantas de pequeno porte.
Já no Maciço Montanhoso, o coberto vegetal caracteriza-se pela presença de plantas como a violeta-da-madeira (Viola paradoxa) ou a urze-rasteira (Erica madeirenses), que contribuem para a essencial captação de água através da pluviosidade oculta.


