As nossas Estradas
As nossas Estradas
Visitar o arquipélago da Madeira é muito mais do que contemplar paisagens deslumbrantes; é mergulhar numa cultura rica, onde a gastronomia tradicional assume um papel central. Em qualquer restaurante típico sente-se o sabor caseiro de cada prato, reflexo da simplicidade, da partilha e da alma do povo madeirense. A comida local não é apenas deliciosa: é uma experiência sensorial profunda e uma das formas mais autênticas de conhecer verdadeiramente a cultura madeirense.

1. Deixe a caixa de velocidades trabalhar por si.
Nas descidas, use mudanças baixas em vez de depender só dos travões.
2. O som da buzina nem sempre é uma provocação.
Um sinal sonoro breve pode evitar acidentes em curvas apertadas e sem visibilidade. Dê a conhecer a sua presença aos condutores que vêm na direção contrária.
3. Um bom estacionamento mantém a ilha em movimento!
- Os lugares de estacionamento estão marcados com linhas azuis (pagas) ou brancas (gratuitas). Mas atenção: os espaços com linhas brancas, marcados com a letra “M” são reservados a moradores.
- Não estacione nas linhas amarelas, curvas apertadas, em frente de entradas de residências, em rampas inclinadas e em qualquer lugar onde o seu automóvel possa obstruir o tráfego ou criar um acidente .
4. Nem sempre o GPS conhece o melhor caminho – pergunte a um local.
O GPS pode indicar caminhos corretos, mas pouco práticos, como estradas muito inclinadas ou estreitas. Em caso de dúvida, siga pelas vias principais e peça indicações a um residente.
5. Quando a estrada inclina, a prioridade é de quem vai para cima!
Nas estradas inclinadas, especialmente em zonas estreitas, quem sobe tem prioridade. Facilite a passagem sempre que possível.
6. Dê o primeiro pisca!
Utilize os piscas com antecedência para sinalizar quaisquer mudanças de direção e de faixa de rodagem.
7. Rotunda em movimento: prioridade a quem já está dentro.
- Ao entrar numa rotunda, perde a prioridade. Nas rotundas com duas faixas, circule pela faixa de dentro até chegar à saída que quer utilizar. Antes da saída, faça pisca para sinalizar e tenha atenção aos veículos que circulam na faixa de fora.
- Está a cometer uma infração quando utiliza apenas a faixa de fora e passa uma saída sem a utilizar. A faixa de fora só pode ser utilizada quando entrar na rotunda e vai utilizar a primeira saída.
8. Telemóvel guardado, carro controlado!
A distração ao volante é uma das principais causas de acidentes. Mantenha os olhos na estrada e as mãos no volante.
9. Cortesia ao volante: um sorriso abre caminhos.
As estradas da Madeira são para todos. Um gesto de compreensão ou um sorriso fazem a diferença – seja um exemplo positivo.
10. Condições alteradas exigem precauções redobradas
As estradas da Madeira são deslumbrantes, mas muitas são estreitas e sinuosas. Algumas estadas secundárias, podem não estar nas melhores condições. Conduz com cautela e adapta a velocidade às condições da via e do estado do tempo.